1 de mar. de 2015

Tempo, tempo, tempo, tempo...






Cada vez mais temos menos, né minha gente? 

Ta tudo tão "fast" que se bobear perco grandes momentos sentada aqui escrevendo ... (não que isso não seja importante pra mim neste momento), mas temos tanta coisa pra fazer, pra viver, que se não para pra planejar, organizar... atolamos e não fazemos e nem vivemos  1/3 do que faríamos ou 
viveríamos. 
Foto da Internet

É assim que começo com essa série de post sobre organização -  PLANEJANDO (e quem sabe ajudando vocês a se planejarem também!)

Entendo que tudo que queremos fazer tem um método, uma forma, um meio, um caminho para acontecer, e se for planejado com detalhes e calma, podemos nos dar melhor com as surpresas que aparecerem no percurso, sejam elas quais forem.
  
Bom, então vamos lá.

Primeiro quero dizer que não estou passando pra vocês uma idéia que nasceu em mim. Na verdade estou dividindo com vocês o que aprendi lendo ( lembra do meu vício por livros?). São informações que absorvi e tento por em prática na minha vida...e neste ano de 2015 vou colocar-las em pratica com muita veemência! ( Nossa! To culta hoje! kkkkkkk)

Li vários livros sobre organização, e, na maioria deles, senão em todos, o principio está no PLANEJAMENTO.

 Fala sério... quantas vezes paramos pra planejar nosso dia a dia... as compras do mês... como vamos arrumar a casa... como vamos lavar as roupas ou a louça... quase nunca né? Saímos fazendo e pronto.
 Quando falamos de planejamento pensamos logo em coisas importantes, tipo: reuniões, apresentações, coisas referentes a trabalho, etc.

Ai vem um ponto chave no assunto, o quanto gastamos de compras do mês não é importante? Então, teríamos que planejar as compras...  uma casa bagunçada além de fazer mal à saúde e gerar stress , nos faz gastar mais do que realmente precisamos  (quem nunca comprou uma coisa novamente só porque não sabia mais se tinha ou não lembrava e quando  organizou a casa viu que tinha 2 coisas iguais????)  contudo se, faz poupar  e interfere na saúde de todos a volta... é importante, logo... TEMOS QUE PLANEJAR


Vou dizer pra vocês como eu faço, meu "Top Secret"

Eu sou fã das  agendas de papel... quando mais preciso elas sempre estão ali e não acaba a bateria 
Então, tenho 4 agendas... KKKKKK Calma... cada uma tem uma funcionalidade...

AGENDA MENSAL:  - NESTA TENHO A VISÃO GERAL DOS COMPROMISSOS - (Um quadro que encontrei no Kalunga - R$ 49.80) - nele eu anoto em post it colorido tudo que tenho que fazer no mês... (esse quadro fica no meu escritório).  Ta ai a fotinho do quadro pra vcs entenderem. Ele não é dividido por horários, somente por dias. Num dia podem conter vários post it.



AGENDA SEMANAL:  (agenda de papel que mostra a cada duas páginas a semana toda dividia por horários )- nela eu registro os compromissos fixados na semana - somente oque tem horário marcado, tipo: Aulas, reuniões, consultas, eventos , trabalhos, etc.

Ta certo que parece ser redundante com o quadro de agenda  mensal... mas no quadro eu tenho uma visão mensal, olhando a semana posso ver onde posso remanejar os horários dos compromissos e alterá-los  dentro do mês.


AGENDA DIÁRIA: (a agenda mais comum - a famosa agenda de papel.) - Eu particularmente prefiro as permanentes, porque tenho muitas atividades nos finais de semana e nesse tipo de agenda os dias de sábado e domingos são como todos os outros. Outro detalhe que pra mim é importante é os horários por folha ... prefiro que comece as 07hs da manhã e acabe as 21hs, e isso é um problema porque a maioria das agendas "bonitinhas"  começam as 08hs e acabam as 19hs... (até parece que nada acontece antes das 8hs e depois das 19hs).

Mas tem um lance interessante nessa agenda diária que eu aprendi no Livro " Você, Dona do seu tempo " do Christian Barbosa, eu divido a folha com uma linha no meio, do lado esquerdo escrevo os compromissos (coloco deste lado porque é perto dos horários e fica mais fácil visualizar) e do lado direito escrevo as tarefas do dia, essas tarefas são coisas que tenho que fazer ao longo do dia mas não tem  um horário específico, tipo: rotinas diárias(do sistema Fly Lady - vou fazer uma série de post's sobre isso) , ir ao mercado, passar na farmácia, ligar pro concerto da máquina, levar o carro pra lavar, etc.  anoto tudo  que não tem hora marcada do lado direito.


No final do dia, depois que meu filhote dormiu, vou pro escritório e abro as duas agendas (semanal e diária) e coloco as tarefas não cumpridas e compromissos adiados nos dias que seguirão, reorganizando também o dia seguinte,  modifico a agenda mensal pra que determinados dias não fiquem atolados de coisas e outros sem nada pra fazer...

Ufa! Ta acabando! Só falta falar da ultima.


Agenda Google: tudo que está registrado na agenda diária transfiro pra Agenda Google. Ela me alerta no celular (tenho o aplicativo) e por email os meus compromissos, fora que com ela posso acessar a agenda do meu marido (que também tem a A. Google) e a agenda do meu filho ( fiz uma pra ele porque só tem 2 anos e meio mas é cheio de badalações pra ir...) e assim posso me organizar melhor com os meus compromissos sem interferir na agenda deles...


Viu só? 4 AGENDAS!! Mas isso não que dizer que eu não fure um compromisso... elas não me dominam, elas me ajudam... se tiver de abrir mão e modificar o planejamento, assim farei... não fico engessada no plano.

Tem mais... dessas todas a única que vai comigo é a diária que não falha e a Google (que está no celular e me ajuda a ver os compromissos da família toda)

Chegaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!



Muita coisa? 
No começo parece muito trabalhoso... mas quando  pegar o jeito fica muito mais fácil conciliar as atividades de todos da casa... com a agenda mensal por exemplo, todos ficam sabendo de tudo e uma acaba ajudando o outro a lembrar e a executar.

                                                               Bom acho que é isso...

No próximo post vou falar detalhadamente sobre a agenda diária e as rotinas do sistema Fly Lady que ponho na minha agenda.
Beleza?  Inté.